Entre os dias 2 a 5 de junho a Academia Marial do Santuário Nacional realiza o 10º Congresso Mariológico, atividade voltada a pesquisadores e estudiosos dos temas ligados a Nossa Senhora e sua mística. O evento acontece no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida.

Missa no Santuário Nacional de Aparecida celebra 30 anos da Academia Marial_foto: Felipe Guimarães

Neste ano o evento, que pretende reunir 700 pessoas, tem como tema “Maria na Liturgia e na Piedade Popular”, e será realizado em parceria com Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Faculdade Dehoniana de Taubaté.

O Congresso Mariológico conta com palestras, momentos de reflexões e atividades culturais e neste ano a programação traz uma novidade: pequenos seminários temáticos que proporcionarão aos participantes o aprofundamento em assuntos específicos.

“Estamos preparando 14 seminários que acontecerão em espaços diferentes. A ideia é permitir a reflexão, envolvimento e discussão de temas que envolvam Nossa Senhora e como ela figura nos ritos celebrativos e nos textos da Igreja”, explica o diretor da Academia Marial, Missionário Redentorista padre Valdivino Guimarães.

Em 2015 a Academia Marial comemorou número recorde de participantes no Congresso Mariológico. Segundo padre Valdivino, esse quórum é fruto do conhecimento que as pessoas passaram a ter do centro de estudos e da necessidade que atual de aprofundamento no tema mariologia, em tempos em que a religiosidade se faz tão necessária.

“Vivemos em tempos de fragmentação das informações. Muitas vezes conteúdos que exigem aprofundamento para correta compreensão da mística mariológica tornam-se necessários não só para formadores de opinião, mas a todos que sentem desejo e curiosidade em saber mais a respeito deste tema”, explica o diretor

A programação do 10º Congresso Mariológico ainda prevê a realização da Noite Cultural, onde serão lançados livros de temática mariana e litúrgicos, e inauguração de exposição mariana.

A Academia Marial do Santuário Nacional fica localizada no 11º andar da Torre Brasília, no Santuário. É aberta para pesquisa e os interessados podem filiar-se. Informações através do telefone (12) 3104 1549 ou através do email academia@santuarionacional.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *