By Leave a comment

rio-de-fe_jmj (1)“Rio de Fé, um encontro com Papa Francisco” é um documentário dirigido por Carlos Diegues sobre a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 que reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens de todo o mundo. Essa foi a primeira viagem do Papa Francisco ao exterior desde que assumiu o pontificado, em março do mesmo ano.

O lançamento do DVD é nesta quinta-feira, 5, com vendas em todas as lojas do país. O lançamento oficial será às 19 horas, na livraria Travessa, no Rio de Janeiro – RJ.

O filme mostra a cultura do encontro pregada pelo Papa Francisco, por meio de cinco olhares: o da Igreja, do peregrino, da cidade, da favela e o da liberdade religiosa. A JMJ foi um evento inesquecível para todos – católicos ou não, um encontro que mostra esse grande abraço místico e humano, peregrino e missionário, cristão e universal.

Ao longo de quase uma hora e meia de filme, é possível conhecer personagens distintos que participaram desse grande evento, movidos pela fé, com o objetivo de encontrar ao próximo. Priscila, moradora da Maré, voluntária da JMJ, esteve perto do Papa durante os dias da Jornada. Walmyr Junior, também morador de comunidade, que poderia fazer parte das estatísticas dos marginalizados pela violência. Após um trabalho junto à Pastoral da Igreja sentiu suas esperanças renovadas e, durante a Jornada, conheceu o Papa. Albert, um peregrino argentino que caminhou desde o seu país rezando pela chegada do coração para uma criança que precisava de transplante. A trajetória de Fábio Mateus, outro peregrino que demorou mais de quatro meses em peregrinação do Ceará ao Rio, culminando com uma emocionante chegada na Catedral do Rio de Janeiro. Riad Ribeiro, jogador de vôlei, que reformou a sua própria casa para acomodar peregrinos de diferentes lugares. Um grupo de peregrinos que saiu do Rio Grande do Norte de ônibus, e passaram por várias cidades anunciando a JMJ.

Comments are closed.