“Nós louvamos a Deus por isso. Agradeço muito ao Santo Padre por essa deferência de poder fazer parte de seu conselho próximo. Bendigo a Deus e peço a Ele o necessário para servir a Igreja nessa missão.” Estas foram as palavras de agradecimento do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, neste domingo, 12, após  receber a notícia de sua nomeação como cardeal.

O anúncio foi feito após a oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro. O próprio Papa Francisco deu a notícia ao mundo, lembrando que, no próximo dia 22 de fevereiro, haverá o Consistório para a criação desses novos cardeais. 

Dom Orani é o único brasileiro na lista dos 19 novos cardeais da Igreja. Destes, três são eméritos. “Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, revestidos das virtudes e dos sentimentos do Senhor Jesus (Rm 13,14) Bom Pastor, possam ajudar mais eficazmente o Bispo de Roma em seu serviço à Igreja universal”, disse o Papa após o anúncio.

A irmã de Dom Orani, Ondina Tempesta, festejou ao saber que seu irmão é o mais novo integrante do colégio cardinalício. “Estamos muito contentes. Essa notícia causou uma festa em nossa casa e em nossa família. Meu irmão é uma pessoa maravilhosa que prega o Evangelho em qualquer lugar. Desejamos que ele seja muito feliz nessa caminhada e que tenha saúde para realizar o melhor. Queremos abraçá-lo de todo o coração”. 

Comments are closed.