A Solenidade de Corpus Christi comemorada pela Igreja em todo o mundo no próximo dia 26 de maio, ocorre sempre numa quinta-feira para lembrar o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. No Brasil, as centenas de dioceses brasileiras preparam os fiéis para a solenidade com especial devoção. São diversas as iniciativas: tríduos celebrativos, semanas eucarísticas e a confecção dos tradicionais tapetes que cobrem as ruas por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

A celebração de Corpus Christi teve origem no século XIII, em Liège, na Bélgica, com Santa Juliana de Cornillon, uma freira que recebeu a inspiração para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, em 1264, que teve contato com a freira, instituiu a realização de uma festa litúrgica anual por meio da Bula “Transiturus de hoc mundo”. Pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje são usados durante a celebração. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274.

corpus_christ_arquirioProcissão reúne  fiéis no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro

A celebração de Corpus Christi na capital fluminense é precedida há 90 anos pela Semana Eucarística, que acontece no Santuário da Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Na solenidade a primeira missa do dia será realizada na Igreja de Sant’Ana pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 10h, encerrando a Semana Eucarística. A solenidade tem continuação à tarde com concentração na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, às 15h, onde serão realizadas as Vésperas, às 15h30, seguidas de procissão até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile. Na Catedral, Dom Orani fará a bênção do Santíssimo e presidirá a Santa Missa.

Belo Horizonte

O Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte (MG) motivou os fiéis da arquidiocese para a solenidade com a realização da 77ª Semana Eucarística. Este ano, a atividade tem como tema, “Eucaristia, fonte de comunhão, fraternidade e serviço”.

No dia 26 de maio, a Semana Eucarística será encerrada com Missa, celebrada na Praça do Santuário, às 16h00. Logo depois, às 17h30, os fiéis seguem em Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Avenida Afonso Pena até a Paróquia São José. O trajeto terá um tapete de 1000 metros. Como em outros anos, uma oficina foi dada aos voluntários que irão contribuir na confecção do tapete, que será feito com material reciclado, papel, serragem, pó de café, entre outros. O Santuário de Adoração Perpétua fica na Rua Sergipe, 175, no bairro Funcionários.

São Paulo 

A solenidade arquidiocesana que tem por tema “Eucaristia – ‘Eterna é a sua misericórdia’”, acontece na praça da Sé, às 9h. A celebração solene será presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, concelebrada pelos bispos auxiliares e padres. Nesta mesma ocasião, tomará posse no ofício de bispo auxiliar de São Paulo, Dom Luiz Carlos Dias.

Após a missa, acontece a tradicional procissão eucarística pelas ruas do centro da Capital até o largo Santa Ifigênia, onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento. Como gesto concreto de misericórdia, serão arrecadados agasalhos ou cobertores para serem doados às pessoas necessitadas.

Comments are closed.