Papa pede oração pelos bispos, colunas da Igreja / Foto: L'Osservatore RomanoPapa destaca a fé como herança, maior legado que se pode deixar / Foto: L’Osservatore Romano

A mais bela herança que podemos deixar aos outros é a fé, afirmou o Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 4, na Casa Santa Marta. Na homilia, Francisco convidou a não ter medo da morte, porque o percurso da vida continua.

A Primeira Leitura do dia da fala da morte do Rei Davi. Francisco reconheceu que cada vida tem um fim e esse é um pensamento que não agrada muito, mas pensar no momento da morte é uma luz que ilumina a vida, uma realidade que se deve ter diante de si.

“Em uma das audiências de quarta-feira havia entre os doentes uma irmãzinha idosa, mas com um rosto de paz, um olhar luminoso. ‘Quantos anos a senhora tem?’. E com um sorriso: ’83, mas estou terminando o meu percurso nessa vida, para começar outro percurso com o Senhor, porque tenho um câncer no pâncreas’. E assim, em paz, aquela mulher tinha vivido com intensidade a sua vida consagrada. Não tinha medo da morte: ‘estou terminando o meu percurso de vida, para começar outro’. É uma passagem. Estas coisas nos fazem bem”.

A fé, herança mais bela

Francisco explicou que Davi reinou em Israel por 40 anos e, antes de morrer, ele exortou seu filho Salomão a observar a Lei do Senhor. Davi, em vida, havia pecado, mas tinha aprendido a pedir perdão e a Igreja o chama de Santo Rei Davi. Pecador, mas santo, e na hora da morte deixa ao filho a herança maior e mais bela que um homem ou uma mulher pode deixar aos filhos: a fé.

“Quando se faz um testamento, o povo diz: ‘a esse deixo isso, àquele deixo aquilo…’. Sim, tudo bem, mas a mais bela herança, a maior herança que um homem, uma mulher, pode deixar aos seus filhos é a fé. E Davi faz memória das promessas de Deus, faz memória da própria fé nessas promessas e recorda ao filho. Deixar a fé de herança”.

Francisco convidou os fiéis a refletirem sobre a herança de vida que estão deixando. “Deixo a herança de um homem, uma mulher de fé? Aos meus deixo essa herança? Peçamos ao Senhor duas coisas: não ter medo desse último passo, como a irmã da audiência de quarta-feira; e a segunda, que todos nós possamos deixar com a nossa vida, como melhor herança, a fé neste Deus fiel, este Deus que está sempre próximo a nós, este Deus que é Pai e não desilude nunca”.

Comments are closed.