Papa reunido com cardeais / Foto: L'Osservatore Romano

O Papa Francisco participa a partir desta segunda-feira, 06, da XV reunião do Conselho dos Nove Cardeais (C9) – grupo formado pelo Pontífice para auxiliá-lo na reforma da Cúria Romana.

Um dos frutos desses encontros periódicos, realizados há quase três ano, foi a reunificação dos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família, que agora formam um único Dicastério.

O Estatuto deste novo organismo foi aprovado em fase experimental pelo Papa Francisco no último sábado, 04.

De acordo com o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, nos encontros com o C9 não se fala somente de reforma.

Segundo o jesuíta, é uma ocasião para Francisco pedir a opinião dos cardeais sobre vários assuntos como, por exemplo, para a coleta de informações para a nomeação de novos bispos.

As reuniões são também ocasião para se atualizar sobre a atividade da Secretaria para a Economia e da Secretaria para a Comunicação, assim como dos trabalhos da Comissão para a Tutela de Menores.

Nesta linha, no último sábado o Papa Francisco publicou o Motu Proprio “Como uma mãe amorosa”, em que reforça o compromisso da Igreja na tutela dos menores afastando os bispos que atuam de forma negligente nos casos de abuso.

Esta XV reunião do C9 encerra-se na quarta-feira, 08.

O Conselho é coordenado por Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras) e composto por: Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello (Governatorato vaticano), Francisco Javier Errazuriz Ossa (Chile), Osvald Gracias (Índia), Reinhard Marx (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), Sean O’Malley (EUA), George Pell (Austrália). O Secretário é o Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro.

Comments are closed.