Cerca de 60 mil adolescentes, vindos de vários países, estão no Vaticano para a celebração do seu Jubileu com o Papa, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia. A atividade ocorre desde ontem e segue até segunda-feira, 25. O programa dirigido para adolescentes dos 13 aos 16 anos de idade, inclui momentos de reflexão, oração e celebração.

papa com adolescentes

Na Solenidade da Epifania do Senhor, 6 de janeiro, o Papa Francisco divulgou uma Mensagem para o Jubileu da Misericórdia dos Adolescentes, intitulada “Crescer misericordiosos como o Pai”.

“Não acreditem nas palavras de ódio e terror que se repetem com frequência; pelo contrário, construam novas amizades. Ofereçam o vosso tempo, preocupem-se sempre com que lhes pede ajuda. Sejam corajosos, contra a corrente”, escreve o Papa.

“Estejam preparados para se tornarem cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir cada dia, mesmo nas pequenas coisas, um mundo de paz”, acrescenta.

A mensagem explica os objetivos do ano santo extraordinário (dezembro de 2015-novembro de 2016), o terceiro na história da Igreja Católica, como um período de reflexão e de descoberta.

Aos adolescentes que vivem em áreas de conflitos, de guerras e de extrema pobreza, Francisco pede para que não percam a esperança.

“O Senhor tem um grande sonho a realizar juntamente com vocês. Os amigos da mesma idade, que vivem em condições menos dramáticas do que as suas, lembram-se de vocês e comprometem-se para que a paz e a justiça possam pertencer a todos”, assinala.

O Jubileu dos Adolescentes está estruturado em quatro momentos principais: a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, a Festa dos Adolescentes no Estádio Olímpico de Roma, a Missa com o Papa Francisco e as Tendas da Misericórdia.

No sábado, a Praça de São Pedro foi transformada em um confessionário ao ar livre, com 150 padres que ouviram as confissões dos participantes, em várias línguas, ao longo de oito horas.

Na manhã deste domingo, 24, os adolescentes têm um encontro marcado com o Papa Francisco, que presidirá a uma celebração eucarística no Vaticano.

Comments are closed.