Você conhece as funções de um Prefeito de Igreja no Santuário de Aparecida?

By Comentários desativados em Você conhece as funções de um Prefeito de Igreja no Santuário de Aparecida?

cargo de prefeito é conhecido por aquele que é responsável por administrar uma cidade, pelo período de quatro anos, no Santuário de Aparecida essa função também é exercida, mas com a responsabilidade de administrar os serviços pastorais.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Prefeito de Igreja, padre Eduardo Ribeiro (à esquerda) acompanhando a procissão de entrada no Dia Nacional Mariano, em 12 de janeiro.

De acordo com o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida o termo Prefeito na igreja foi adotado primeiramente nos Conventos, denominando a função das pessoas que eram encarregadas por alguma responsabilidade como cuidar dos enfermos, dos funcionários, chamando a função de Prefeito dos Doentes e Prefeito dos Funcionários.

No Santuário o cargo é assumido por um missionário redentorista que é escolhido pelo reitor em exercício. O período também é geralmente de quatro anos, no entanto isso não é uma regra, pois em casos de transferência do sacerdote que está responsável pelo cargo ou qualquer outro tipo de impossibilidade de exercer a função, um novo prefeito é definido pelo reitor.

A função de Prefeito de Igreja é de muita responsabilidade e exige do ocupante do cargo uma habilidade em promover o diálogo, pois lida diretamente com pessoas que vai desde os colaboradores dos diversos setores do Santuário, aos devotos e chefes de romarias.

Dentre as atividades de um Prefeito de Igreja no Santuário,  pré-definidas pelo reitor, está à organização da escala de trabalho dos padres e colaboradores ligados aos serviços pastorais, o relacionamento com os coordenadores de romaria, a organização das celebrações, a contratação ou dispensa de funcionários para o Serviço Pastoral, além de ser a ponte entre os missionários redentoristas e os colaboradores.

Laura Galvão
Laura Galvão
Prefeito de Igreja, padre Reinaldo Beijamim na celebração da Missa da Juventude em dezembro no Santuário.

O reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida afirma que de acordo com as diretrizes do Santuário, dois Prefeitos de Igreja trabalham dedicados aos serviços religiosos da Casa da Mãe, no entanto não soube quantificar o número de missionários que já exerceram essa função em todos esses anos.

“Se nós contarmos que os missionários redentoristas já estão aqui há mais de 100 anos, e essa estrutura foi concebida lá pelos anos 70, quando começou o exercício da função de prefeito de igreja como um auxiliar imediato do reitor, então nós podemos destacar que muitos missionários já vivenciaram e contribuíram nesse cargo para o Santuário”, explicou o reitor.

Atualmente, o cargo de Prefeito de Igreja no Santuário de Aparecida é assumido pelo missionário redentorista, padre Eduardo Ribeiro e padre Reinaldo Beijamim.

Comments are closed.